Retardantes de Chama

O problema

Com o objetivo de cumprir com as normas de segurança contra incêndios, substâncias químicas que atuam como retardantes de chama são acrescentadas à uma ampla gama de produtos, tais como bombas de infusão venosa, TVs, computadores, camas hospitalares, cadeiras para as salas de espera e cortinas para os consultórios. Infelizmente muitas destas substâncias químicas retardantes de chama não permanecem fixas no produto que as contém, sendo lentamente liberadas para o ar, para as partículas de pó e água, e terminam ingressando nos alimentos e em nossos organismos.

Existem evidências de que um subconjunto destas substâncias químicas conhecidas como "retardantes de chama bromados" (BFRs, do inglês: Brominated Flame Retardants) são propensos a se acumular no organismo humano, produzindo efeitos adversos na saúde das crianças.

Saúde Sem Dano está trabalhando com as instituições de assistência à saúde com o objetivo de identificar os produtos que contenham retardantes de chama bromados e, sempre que possível, substituí-los por alternativas mais seguras.