Equipamentos Eletrônicos

O problema

Os computadores, os TVs, os analisadores de laboratório, os monitores e outros tipos de equipamentos empregados nos hospitais diariamente contêm muitos compostos perigosos (desde chumbo no tubo de raios catódicos dos monitores até plásticos clorados nos cabos, retardadores de chama bromados em circuitos impressos e mercúrio nas telas de LCD). As substâncias perigosas que estão nos equipamentos eletrônicos foram relacionadas com problemas de saúde como câncer, malformações congênitas e alterações endócrinas.

A disposição inapropriada de aparelhos eletrônicos representa uma ameaça para a saúde pública e para o ambiente. Quando se incineram ou se depositam em lixeiros ou lixões, os aparelhos eletrônicos podem liberar no ambiente, substâncias perigosas que terminam contaminando a água subterrânea e o ar.

É altamente preocupante também, a existência de exportações destes aparelhos usados para seu desmantelamento nos países em desenvolvimento, que estão ainda menos preparados para manejar estas substâncias tóxicas. Em muitos casos, as exportações violam o direto internacional, assim como legislações domésticas dos países importadores.

Se os hospitais prestam atenção aos produtos que compram e da maneira em que são descartados os equipamentos eletrônicos, podem diminuir seu impacto ambiental. Isto ocorre de diversas maneiras. Veja mais informação, em inglês, sobre este problema.