Iniciativas a respeito do PVC

Em junho de 2008, o Departamento de Saúde das Filipinas publicou um documento que recomenda aos hospitais no uso de produtos livres de PVC nos procedimentos com alto risco de exposição, especialmente, para pacientes muito sensíveis como os recém-nascidos do sexo masculino, mulheres grávidas de fetos do sexo masculino, e meninos pré-púberes.

Na Cidade de Buenos Aires, Argentina, a Unidade de Neonatologia do Hospital Rivadavia substituiu a maioria dos produtos que contêm DEHP por alternativas de silicone.

A Índia conta com uma proibição da incineração do PVC desde o ano de 1998. A OMS favorece a seleção de insumos médico-hospitalares livres de PVC como solução de curto prazo, para os problemas causados pelos resíduos de serviços de saúde.

No que provavelmente seja o avanço mais importante, a China informou que iniciou providências para proibir os produtos médicos de PVC. As novas bolsas para infusão intravenosa fabricadas devem utilizar produtos livres de PVC. Atualmente há na China, ao menos três companhias que produzem bolsas para infusões venosas e outros produtos para consumo a nível nacional e internacional livres de PVC. Na verdade, se a China adotar a produção de insumos médicos livres de PVC, ajudará a ampliar extraordinariamente a oferta e a demanda de produtos fabricados com componentes alternativos em escala mundial.

As iniciativas com respeito ao PVC estão ainda mais avançadas na Europa e América do Norte. Para obter mais informação, veja nossa página sobre ftalatos.

Há milhares de produtos de PVC no mercado e muitos não estão rotulados, portanto conseguir uma substituição completa do PVC pode ser uma tarefa dificil. Porém, algumas medidas simples podem fazer uma grande diferença.

Em primeiro lugar, verifique a composição dos produtos mais comumente usados, como luvas e bolsas para soluções intravenosas. Verifique com os provedores, caso eles não estejam rotulados. Há alternativas efetivas e a baixo custo para estes produtos em quase todo o mundo. Também podem ser encontrados facilmente arquivos e insumos de escritório sem PVC na maioria dos países. Quando identificar uma alternativa livre de PVC, estabeleça a política de usar unicamente esse produto no futuro.

Pode-se realizar uma auditoria de PVC mais ampla através do departamento de compras. As fichas técnicas do SSD podem lhe indicar como fazê-lo. Nossas listas de alternativas ao PVC dos Estados Unidos e da Europa podem ajudá-lo a identificar fornecedores. Se os provedores da alternativa que você necessita estiverem presentes em seu país, entre em contato com eles e consulte-os sobre a possibilidade de fornecer esses produtos.

SSD tem compilado uma lista de estabelecimentos de saúde dos Estados Unidos que estão tomando medidas para substituir o PVC e o DEHP. Se você faz parte de um serviço de saúde na América Latina, que está tomando medidas sobre o PVC ou DEHP, escreva para SSD informando sobre suas iniciativas.