Água

O problema

Em muitas partes do mundo a água potável é um recurso escasso apresentando um significativo desafio para a saúde ambiental em escala mundial.

Prestação de assistência à saúde nos países em desenvolvimento é feita, em grande medida, em lugares onde os serviços municipais de tratamento e de fornecimento de água são inadequados ou inexistentes. A falta de água e de infraestrutura sanitária estão entre os principais problemas que afetam diretamente os hospitais e os sistemas de saúde - seja porque os sobrecarregam devido à maior incidência de doenças na população ou porque os impedem de contar com serviços básicos de fornecimento de água, tratamento de esgoto e destinação de resíduos para que possam cumprir sua missão, ou por ambas as razões.

Geralmente, os estabelecimentos de saúde podem conservar os recursos hídricos medindo cuidadosamente o consumo, instalando dispositivos e tecnologias que permitam o uso eficiente da água, cultivando plantações resistentes às secas e assegurando-se que os vazamentos sejam rapidamente reparados.