Clima e Energia

O problema

A mudança climática global já não é mais apenas uma ameaça sombria sobre o futuro, e sim uma realidade que começa a despertar, que já está gerando mudanças inquietantes no ambiente e perturbando o delicado equilíbrio que existe entre o ecossistema de nosso planeta e as espécies que dele dependem.

 

Hospitais fazem uso intensivo de recursos e, do modo como operam atualmente, contribuem substancialmente para a mudança climática, além de, inadvertidamente, também contribuírem para o desenvolvimento de doenças respiratórias, entre outras. Devido ao seu tamanho e influência, o setor saúde pode assumir uma posição especial de liderança na mitigação dos efeitos da mudança climática, reduzindo sua magnitude e conseqüências. Agindo assim, os serviços de saúde podem gerar uma série de benefícios sanitários, econômicos e sociais que, combinados, promovem a saúde da população.

Por meio da redução de sua pegada ecológica e do avanço em direção à neutralidade na emissão de gases de efeito estufa, o setor saúde pode demonstrar o caminho a seguir nesta era de aquecimento global e assim, desempenhar um papel de liderança na defesa de um futuro saudável e sustentável.

Para promover essa questão, a Organização Mundial da Saúde (OMS) e Saúde Sem Dano (SSD) participam de um projeto conjunto que tem como meta dar respostas ao tema da pegada de carbono do setor da saúde.