Setor da saúde, liderar com o exemplo

Chegou o momento de o setor saúde responder à realidade da mudança climática assumindo uma posição de liderança moral e tangível nos esforços de mitigação a nível mundial, começando por suas próprias políticas e práticas.


Embora não se conheça sua dimensão exata, sabemos que a pegada de carbono global do setor saúde é significativa. Em todos os países industrializados e em muitos países em desenvolvimento, o atendimento da saúde é uma atividade de larga escala e que faz uso intensivo de energia. O setor saúde é ainda um grande consumidor de água, computadores, medicamentos, alimentos e vários outros recursos. Este consumo amplia a pegada climática deste setor além do consumo de energia.

Muitos sistemas de saúde, particularmente na Europa e América do Norte, começaram a desenvolver estratégias amplas para reduzir sua pegada e aproximar-se da neutralidade em emissões de carbono. Muitos outros estão tomando medidas para resolver algum aspecto deste problema em particular. Apesar disso, reduzir o impacto do setor saúde sobre o clima é tão complexo quanto é a ampla diversidade de sistemas de saúde que há no mundo.

Por exemplo, em muitas partes do mundo é necessário melhorar o atendimento à saúde e isto pode exigir um aumento no consumo de energia. No entanto, se este aumento for acompanhado de uma preocupação com a eficiência energética e a instalação de tecnologias de geração de energia limpa e renovável, então se poderá conciliar a oferta de um serviço de saúde de melhor nível com uma estratégia de proteção climática.