Mudança climática e saúde humana

Uma das implicações mais inquietantes da mudança climática é seu impacto potencialmente devastador sobre a saúde humana. Segundo um relatório da OMS: "Um clima mais quente e mais variável ameaça provocar a elevação da concentração de alguns poluentes no ar, o aumento da transmissão de doenças por água impura e por alimentos contaminados, o comprometimento da produção agrícola em alguns dos países menos desenvolvidos e o aumento dos perigos típicos dos climas extremos".


A OMS prevê que as mudanças de temperatura promoverão a propagação de doenças infecciosas. Muitas das doenças que mais causam mortes são extremamente sensíveis às variações do clima como temperatura e precipitações, incluindo cólera e doenças diarréicas, assim como doenças transmitidas por vetores como malária, dengue e outras infecções.

Em resumo, a mudança climática ameaça reduzir o ritmo, paralisar ou reverter o progresso atualmente alcançado pela comunidade mundial de saúde pública na luta contra muitas destas doenças. Além disso, um aumento nos eventos climáticos extremos, como inundações e secas, terá efeito devastador sobre a saúde, especialmente em pessoas que moram em comunidades mais sensíveis.

A mudança climática afetará todos que habitam o planeta, mas a OMS assegura que os efeitos serão mais trágicos para alguns que para os outros, afirmando que "os efeitos sobre a saúde serão desproporcionadamente maiores nas populações vulneráveis", o que inclui as crianças, os idosos e aqueles que já têm a saúde comprometida.

O setor da saúde pode ter um papel central para ajudar as sociedades a se adaptar aos efeitos da mudança climática e aos riscos que esta representa para a saúde humana. Entre outras medidas de adaptação, a OMS solicitou o fortalecimento dos sistemas de saúde pública, dos programas de resposta às emergências e da pesquisa em todo o mundo.

O setor saúde também pode ser parte fundamental do combate aos efeitos da mudança climática global mediante a implementação de medidas para limitar a significativa pegada de carbono que produz.