Sócios e membros

Sócios ao redor do mundo

Saúde sem Dano está trabalhando em associação com governos, organizações não governamentais e principais instituições do cuidado da saúde.

Nossos sócios desenvolveram a capacidade de transformar as práticas do setor de saúde em escala global. Saúde sem Dano e a Organização Mundial da Saúde são líderes da iniciativa conjunta para eliminar, quase totalmente, os insumos médicos com mercúrio no mundo até o ano 2017.

Nos Estados Unidos, Saúde sem Dano junto com a Agência de Proteção Ambiental desse país, a Associação Americana de Hospitais e a Associação Americana de Enfermeiras criou o programa Hospitais para um Ambiente Saudável (H2E sigla em inglês). Atualmente este programa tornou-se Practice Greenhealth, uma organização líder que coordena membros e redes de instituições de saúde nos EUA que se comprometeram a adotar boas práticas ambientais.

Saúde sem Dano também é membro fundador da Iniciativa Global de Saúde e Segurança (GHSI sigla em inglês) que reúne sistemas de saúde líderes nos EUA, que estão trabalhando para transformar a maneira como o setor de assistência à saúde projeta, constrói e opera suas instalações.

Saúde sem Dano também está trabalhando com o Programa Nações Unidas para o Desenvolvimento e a Organização Mundial da Saúde, no projeto do Fundo para o Meio Ambiente Mundial para demonstrar a sustentabilidade da gestão dos resíduos de estabelecimentos de saúde na Argentina, Índia, Letônia, Líbano, Filipinas, Senegal, Tanzânia e Vietnã.

Na Europa, a campanha é cada vez mais dinâmica e bem-sucedida. Estamos trabalhando com médicos, enfermeiros, governos e hospitais para promover um cuidado da saúde ambientalmente sustentável em dezenas de países ao mesmo tempo em que promovemos políticas de substâncias químicas mais seguras e uma assistência à saúde mais amigável com o clima em toda a Europa. Um exemplo é o trabalho em colaboração com diferentes organizações que resultou na proibição dos termômetros com mercúrio na UE no ano de 2007.

Membros

Sua organização pode se converter em membro da campanha Saúde sem Dano.

Os membros são aqueles hospitais; sistemas de saúde; associações profissionais; organizações ambientalistas, sindicais ou da comunidade; instituições científicas; etc., que em seu âmbito de influência realizam esforços para diminuir os riscos ambientais e de trabalho associados ao setor saúde.

Também as pessoas podem se converter em membros de Saúde sem Dano de forma individual. Veja mais informação a respeito aos membros aderentes.

Saúde sem Dano e seus membros trabalham em diversos assuntos, com os organismos de governo específicos, nos países nos quais se desenvolve a campanha. Porém, os governos não formam parte da associação da coalizão.

As empresas, embora não ofereçam serviços relacionados com os objetivos da campanha, tampouco formam parte dos membros da coalizão.

Para ser membro da campanha Saúde sem Dano é necessário:

  • Apoiar nossa missão e nossas metas e adotar o compromisso de participar ativamente em atingi-las
  • Enviar uma carta com timbre da instituição ou organismo interessado e com a assinatura de uma autoridade, na qual se manifeste o apoio à Saúde sem Dano e o desejo de se converter em membro

A carta deve incluir também, os dados de sua organização e âmbito de ação e deve ser enviado a:

Para ser membro

Modelo sugerido de carta para inscrição como membro aderente (doc)

Uma vez recebida a solicitação a coordenação da campanha avaliará sua aprovação como novo membro. A campanha não aceita contribuições financeiras de fabricantes de insumos médicos nem recomenda nenhum produto comercial específico.

As instituições que se aderirem à campanha não devem contribuir com dinheiro.

As organizações membro são subscritas à lista de correio eletrônico sobre os impactos sanitários e ambientais das atividades de cuidado da saúde e convidadas a participar de reuniões sobre estes assuntos. Para mais informação: info@saludsindano.org

Membros aderentes

Os membros aderentes são aqueles médicos, enfermeiras, trabalhadores da saúde, docentes, comunicadores, etc., que em seu âmbito de influência, realizam esforços para diminuir os riscos ambientais e de trabalho associados ao setor saúde.

Saúde sem Dano e seus membros trabalham em diversos assuntos, com os organismos de governo específicos, nos países nos quais a campanha se desenvolve, porém os governos não formam parte como membros da coalizão. Contudo, as pessoas que trabalham no governo podem ser membros aderentes de maneira pessoal.

Para ser membro aderente da campanha SSD, é necessário:

  • Apoiar nossa missão e nossas metas e adotar o compromisso de participar ativamente em consegui-las
  • Assinar uma carta manifestando seu apoio a Saúde sem Dano e seu desejo de se converter em membro aderente

A carta deve incluir também os dados da pessoa e âmbito de ação e deve ser enviada a

Para ser membro aderente

Modelo sugerido de carta para inscrição como membro aderente (doc)

Uma vez recebida a solicitação, a coordenação da campanha avaliará sua aprovação como novo membro.

As pessoas que se aderem à campanha não devem contribuir com dinheiro.

As organizações membro são subscritas à lista de correio eletrônico sobre os impactos sanitários e ambientais das atividades de cuidado da saúde e convidadas a participar de reuniões sobre estes assuntos. Para mais informação: info@saludsindano.org