Ftalatos e DEHP

No lar, no trabalho e nos hospitais, as pessoas estão constantemente expostas aos ftalatos, uma família de produtos químicos industriais que são utilizados para tornar o plástico de PVC flexível e também como solvente em cosméticos e outros produtos de consumo.

Segundo estudos realizados em animais, os ftalatos podem afetar o fígado, os rins, os pulmões e os sistemas hormonais e reprodutivos e também afetam os testículos, particularmente durante seu desenvolvimento.

Os insumos médicos fabricados com PVC flexível, tais como bolsas de infusão e cateteres intravenosos, podem conter mais de 50% de um ftalato denominado di(2-etilhexil) ftalato (DEHP, sigla em inglês), o qual pode migrar destes produtos para o organismo do paciente. Os pacientes mais vulneráveis, bebês internados em unidades de terapia intensiva neonatal, recebem as maiores doses.

Os médicos da Escola de Saúde Pública de Harvard descobriram que os lactantes internados em terapia intensiva, tratados com vários insumos médicos com DEHP tinham cinco vezes mais resíduos de DEHP no sangue que aqueles que não foram tratados com estes produtos. Outro estudo revelou que os bebês em UTIs neonatais dos Estados Unidos têm sete vezes mais resíduos de DEHP no sangue que o comum nos adultos.

Cientistas estão publicando as primeiras correlações entre a exposição e os efeitos nos bebês. Um estudo encontrou uma relação entre a exposição pré-natal a ftalatos e alterações nos órgãos reprodutivos das crianças do sexo masculino; outro relacionou a menor quantidade de hormônios sexuais em bebês do sexo masculino com elevadas concentrações de ftalatos no leite materno.

Organismos governamentais das Filipinas, União Européia, EUA, Alemanha e Canadá reconhecem atualmente que a exposição ao DEHP, a partir de insumos médicos constitui um perigo potencial. A maior preocupação concentra-se nos bebês do sexo masculino recém-nascidos e por nascer, mas também existe certa preocupação com meninos cujas mães se submetem a tratamento médico durante a gravidez ou no período em que amamentam, lactantes do sexo masculino maiores de um ano de idade e bebês do sexo masculino cujas mães estão expostas ao DEHP por outras vias não médicas.

No dia 28 de outubro de 2008, o DEHP foi acrescentado à lista da União Européia de Substâncias Altamente Preocupantes devido a sua toxicidade para o sistema reprodutivo. A nova legislação da UE estabelece que, a partir do ano de 2010, todos os insumos médicos que contenham ftalatos deverão ser rotulados, de maneira que os médicos e enfermeiros possam tomar decisões com base na informação a respeito dos produtos que utilizam.

Nos Estados Unidos, a Agência Nacional de Drogas e Alimentos de (FDA – Food and Drug Adminstration) emitiu uma Notificação de Saúde Pública em que orienta os profissionais da saúde a utilizar alternativas aos insumos que contêm DEHP para certos pacientes vulneráveis. No Canadá, um grupo assessor de especialistas do Departamento de Saúde recomendou que os profissionais da saúde não utilizassem produtos que contenham DEHP para o tratamento de mulheres grávidas, mulheres amamentando, crianças do sexo masculino antes da puberdade e pacientes submetidos à hemodiálise bypass cardíaco ou cirurgia de transplante de coração.

Saúde Sem Dano está trabalhando conjuntamente com profissionais da saúde e fabricantes de insumos médicos com o objetivo de identificar os produtos que contêm DEHP e substituí-los por alternativas mais seguras e acessíveis. A quantidade de alternativas aumenta constantemente e são oferecidas pelos fabricantes em cada vez mais regiões do mundo. Assim como nos insumos médico-hospitalares, o PVC também pode estar presente em materiais de construção, mobiliário e produtos de escritório. Sua substituição nestes produtos também contribui para reduzir sua carga total sobre o meio ambiente.

Mesmo fora dos serviços de saúde, as pessoas estão expostas ao DEHP e outros ftalatos por múltiplas fontes, tais como produtos de beleza, brinquedos de PVC, cortinas de chuveiro de vinil, bancos para automóveis, papeis de parede e muitos outros produtos de consumo. SSD compilou um relatório completo, disponível em inglês, sobre os riscos relacionados com a exposição aos ftalatos.