Praguicidas

Os praguicidas são substâncias tóxicas criadas para matar ou repelir pragas. Além de serem nocivos às pragas, podem causar sintomas nos humanos, incluindo náuseas, dores de cabeça, alergia na pele e tonturas. Muitos deles estão ligados a condições e doenças crônicas como câncer, má formações congênitas, desequilíbrios neurológicos e reprodutivos e ao desenvolvimento da sensibilidade aos químicos. As pessoas idosas, os indivíduos quimicamente sensíveis, as mulheres grávidas, os recém nascidos e as crianças são especialmente vulneráveis aos seus efeitos tóxicos.

O método para o controle de pragas, chamado Manejo Integral de Pragas (MIP) elimina ou reduz em grande medida o uso destes praguicidas perigosos. MIP é uma proposta que está enfocada na prevenção e no manejo do problema das pragas (tanto do interior e exterior dos estabelecimentos da saúde) através de métodos menos tóxicos tais como um melhor saneamento, a manutenção das estruturas, os controles mecânicos e biológicos e as práticas culturais.

O MIP está enfocado na prevenção do problema das pragas ao reduzir ou eliminar as fontes de comida, água ou habitat, bloqueando a entrada de pragas aos edifícios e mantendo as plantas e o solo nas condições saudáveis. Os praguicidas químicos são utilizados como última alternativa, dando-se preferência aos menos tóxicos para cumprir essa função. Nas poucas ocasiões em que se empregue um praguicida tóxico, deve-se notificar amplamente ao pessoal, aos pacientes e ao público.