Realizou-se a V Conferência Latino-Americana da Rede Global de Hospitais Verdes e Saudáveis

  • América Latina: Português

Nos dias 12 e 13 de julho de 2023, a Saúde sem Dano realizou a V Conferência Latino-Americana da Rede Global de Hospitais Verdes e Saudáveis, um espaço de encontro para discutir os principais desafios e respostas ambientais do setor saúde e conhecer experiências concretas que têm gerado avanços nas unidades de saúde da região, no âmbito dos objetivos estabelecidos na Agenda Global Hospitais Verdes e Saudáveis.

V Conferencia Latinoamericana de la Red Global de Hospitales Verdes y Saludables

O evento híbrido foi realizado no auditório principal do Hospital Universitário Mayor (Bogotá, Colômbia), pertencente à Méderi Red Hospitalaria. Foi uma atividade aberta e gratuita, que teve tradução simultânea espanhol-inglês. Ao longo dos dois dias de evento, cerca de 130 pessoas participaram presencialmente e cerca de 200 pessoas acompanharam as ações por meio de streaming em nossos canais no YouTube.

A abertura do primeiro dia do evento ficou a cargo de Mauricio Rubio Buitrago, presidente executivo da Méderi Red Hospitalaria, e Carolina Gil Posse, diretora de programas e comunicações da Saúde sem Danos para a América Latina. Jaquelina Tapia, gerente técnica de programas, e Andrea Hurtado Epstein, gerente do programa de mudanças climáticas para a América Latina da Saúde sem Dano, forneceram detalhes sobre o trabalho realizado no âmbito da Rede Global Hospitais Verdes e Saudáveis.

Em seguida, Dolores Barrientos, representante no México e ponto focal para a Guatemala do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma) apresentou o tema “Tripla crise planetária e iniciativa Una sola salud. Barrientos sublinhou que "as alterações climáticas são um problema multilateral e que os compromissos internacionais devem ser ainda mais fortes".

Por sua vez, Evelyn Panadero, coordenadora de gestão ambiental da Hospitalaria Vermelha Méderi, fechou o bloco inicial com referências ao importante trabalho em sustentabilidade ambiental que sua instituição vem desenvolvendo.

O painel "Compras sustentáveis, alimentos e produtos farmacêuticos", começou com a apresentação de María Marta Cozzarin (“Avaliação de impacto ambiental de produtos farmacêuticos”), que contou detalhes sobre o trabalho em compras sustentáveis no Hospital Regional Ushuaia Gobernador Ernesto Campos (Argentina).

A intervenção seguinte ficou a cargo de Suara Alejandra Cuervo, coordenadora de serviços operacionais e ambientais da Clínica Medihelp, que apresentou a iniciativa "Mercados campesinos na saúde", Um projeto muito interessante realizado por esta unidade de saúde colombiana com o firme desafio de "aumentar a frequência" deles.

O dia continuou com a palavra de Brenda Arias, gerente ambiental da Clínica Colsubsidio (Colômbia) que valorizou a influência  do Guia para a gestão de compras sustentáveis em unidades de saúde –  elaborado por Salud sin Daño – em seu trabalho sobre "Compras sustentáveis e gestão de fornecedores".

Em seguida, o Dr. Javier Rubén Tovar, da Clínica Universitária da Universidad Nacional Mayor de San Marcos (Peru), falou sobre  "Farma-contaminação: a ameaça silenciosa"  e destacou, entre outras coisas, que "um inalador polui como um carro que viaja 280 quilômetros".

"Medir é entender. Nossa pegada de carbono nos fez repensar a Agenda Global", disse Verónica Torres Cerino, chefe do Serviço de Toxicologia e Meio Ambiente do Hospital Austral (Argentina), em meio à sua apresentação chamada “Compra re-pensada e inteligente”.

Juan Gallardo, chefe da Unidade de Agricultura e Áreas Verdes do Hospital Psiquiátrico Dr. Philippe Pinel (Chile), contou detalhes do trabalho sobre  "Semeadura agroecológica em saúde" realizado por sua instituição.

À tarde, Claudia Lorena Paz, facilitadora técnica de projetos Saúde sem Dano para a América Latina, abriu o painel sobre  "Substituição de plásticos/dispositivos descartáveis e produtos químicos de interesse à saúde humana e ao meio ambiente" e  apresentou os  "Critérios globais para compra de luvas de exame e cirúrgicas". Fê-lo numa apresentação conjunta com Julián Sánchez, do Hospital de Especialidades Pediátricas "Omar Torrijos Herrera" (Panamá), que sublinhou a importância de treinar os nossos próprios funcionários e fornecedores sobre o uso e gestão adequados das luvas.

Em seguida, Jhon Jairo Echeverry, líder de farmácia clínica da Fundação Valle del Lili (Colômbia), falou sobre  a "contaminação silenciosa" do cloro e deixou quatro recomendações a serem levadas em conta para enfrentar esse problema.

"O importante é gerar uma cultura de compra e consumo sustentável", disse Mónica Lisett Castaño Tovar, coordenadora de gestão ambiental e saneamento da Fundação Valle del Lili, que fez uma interessante apresentação sobre estratégias para a redução e eliminação do plástico.

Juliana Pinheiro De Jesus, Gerente Nacional de Meio Ambiente do Unitedhealth Group Brasil, falou  sobre o uso de resíduos têxteis em unidades de saúde, após exibição de um vídeo sobre gestão ambiental o Hospital Militar da Nicarágua.

O primeiro dia foi encerrado com um workshop sobre análise de ciclo de vida de produtos ou dispositivos médicos (com participação ativa de participantes presenciais e virtuais) e com a palavra de Jaquelina Tapia, gerente técnica de programas Saúde sem Dano para a América Latina, que convidou a continuar trabalhando em rede para transformar o setor de saúde.

A abertura do segundo dia da V Conferência Latino-Americana da Rede Global ficou a cargo de Claudia Lorena Paz, facilitadora técnica de projetos Saúde sem Dano para a América Latina, que fez uma apresentação que incluiu critérios-chave para a organização de eventos de saúde sustentável.

Em seguida, foi a vez de Diego Moreno, coordenador do Grupo Território Saudável Subdiretoria de Saúde Ambiental do Ministério da Saúde e Proteção Social da Colômbia, que se referiu aos  avanços na gestão das mudanças climáticas e da saúde naquele país. "Na mitigação, temos avançado lado a lado com a Saúde sem Dano na estimativa da pegada de carbono do sistema de saúde", disse Moreno. 

"Os efeitos adversos das mudanças climáticas estão se acelerando e afetarão desproporcionalmente as populações mais vulneráveis", disse Stella Hartinger, que apresentou as conclusões do relatório “The Lancet Countdown: salud y cambio climático en Sudamérica”.

No início do painel dedicado  às "Mudanças climáticas, transporte e energia", Patricia Segura, representante do Hospital Alianza do Equador, referiu-se à  absorção e redução da pegada ecológica através do projeto "Sello Reduzco". "O principal objetivo é reduzir a pegada de carbono gerada pela mobilidade de funcionários, contratados e visitantes", disse. 

Por sua vez, Andrés Silva, gerente comercial da Try My Ride, e María Paula González, chefe de Desenvolvimento e Bem-Estar da Fundação Cardioinfantil (La Cardio) forneceram detalhes sobre uma experiência de mobilidade sustentável  naquela instituição de saúde colombiana,  enquanto Juan Esteban Palacio, líder de gestão ambiental da Coopsana IPS (Colômbia), detalhou as ações que implementam em sua instituição para mitigar a pegada climática por meio de transferências de pessoal.

"Tudo passa por uma decisão de compra", disse Alessandra Azevedo, diretora responsável pela agenda de compras sustentáveis do Projeto Hospitais Saudáveis, em sua apresentação sobre mitigação climática na saúde no Brasil

"Queremos adotar esse lema de hospitais saudáveis, um planeta saudável, pessoas saudáveis", disse Karina Pavão Patrício, fundadora e coordenadora do Centro de Hospitais Sustentáveis do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu, em sua apresentação "Ações para reduzir a pegada de carbono".

"Somos todos líderes e temos que fazer a nossa parte", disse Jorge Palomares, assistente administrativo em qualidade e ligação da Rede Estadual de Hospitais Verdes e Saudáveis do ISEM, Hospital Municipal de Temoaya (México), que fez uma apresentação chamada "O mundo se move com energia".

Em seguida, foi a vez de Andrés Alvarado, gerente de qualidade e meio ambiente da Clínica Bíblica (Costa Rica), apresentar suas "Iniciativas para a redução dos gases anestésicos inalatórios". "A Race to Zero nos coloca sob pressão positiva porque achamos que não caminhamos para 2050", diz Alvarado.

À tarde, Claudia Lorena Paz, facilitadora técnica de projetos Saúde Sem Danos para a América Latina, abriu o painel "Liderança e inclusão na gestão ambiental" e em sua apresentação mencionou três princípios fundamentais: voltar ao básico, voltar à origem e respeitar a terra. 

"Para nós, tem sido muito importante fortalecer a consciência ambiental das comunidades, respeitando suas crenças", disse Jhon Mellizo, profissional de gestão ambiental da Clínica La Estancia (Colômbia), que falou sobre "Cuidados de saúde interculturais e sustentáveis".

Aura Moreno e Diana Victoria Muñoz, do Hospital Departamental San Antonio de Pitalito (Colômbia), deram detalhes sobre uma iniciativa original e interessante: "Escola de obstetrícia sustentável e chagra medicinal com comunidades indígenas".

O segmento final da V Conferência foi destinado a uma mesa de discussão sobre os desafios e oportunidades para as políticas públicas de sustentabilidade no setor saúde. "Às vezes, do governo não temos essa interação constante com os territórios e esse é um dos grandes desafios", disse Diego Moreno, coordenador do Grupo Território Saudável da Subdiretoria de Saúde Ambiental do Ministério da Saúde e Proteção Social da Colômbia. "O principal é gerar consciência, que sabemos para que estamos fazendo essas coisas", acrescentou Juan Pablo Compas, coordenador da Área de Gestão Ambiental e Sustentabilidade Hospitalar da Subsecretaria de Redes de Saúde do Ministério da Saúde do Chile. "Um dos desafios mais importantes é a mudança de cultura. Precisamos promover uma maior conscientização", disse Adriana Romero, diretora administrativa financeira do Hospital Nacional Infantil Carlos Sáenz Herrera (Costa Rica). "Encontrar recursos é sempre um desafio. Onde os recursos são tão limitados, a parte ambiental pode estar no último elo da cadeia", disse Jorge Darío Duque, profissional de gestão ambiental do Hospital San Rafael, em Pasto (Colômbia). 

"Está aberta uma porta para que políticas sejam formuladas a partir do conhecimento do território e das consultas", disse Jaquelina Tapia, gerente técnica de programas Saúde sem Danos para a América Latina, em suas conclusões dos dois dias da V Conferência.

Por sua vez, Rodolfo Rossi, vice-diretor hospitalar da Rede Hospitalar Méderi, agradeceu a todas as pessoas que participaram da V Conferência Latino-Americana da Rede Global e convidou a continuar construindo um futuro mais verde e saudável.

"Capte essa energia muito positiva e aproveite tudo o que você está construindo", propôs Carolina Gil Posse, diretora de programas e comunicações da Saúde sem Danos para a América Latina, no encerramento oficial da V Conferência Latino-Americana da Rede Global.

Abaixo, disponibilizamos os links para que você possa acessar as gravações dos dois dias do evento:


V Conferência Latino-Americana, em imagens

Para conferir a agenda do evento, clique aqui

Para reviver a IV Conferência Latino-Americana da Rede Global de Hospitais Verdes e Saudáveis (dezembro de 2021), clique aqui