Alternativas Livres de PVC

Existem alternativas livres de PVC e livres de DEHP para quase todos os usos do PVC no âmbito da saúde, o que inclui insumos médicos, materiais de escritório, materiais da construção e mobiliários.

Existem basicamente dois tipos de alternativas para o PVC que contém DEHP: produtos sem PVC e produtos com PVC flexibilizado com outro agente plastificante.

Como os plastificantes não são quimicamente ligados ao PVC, todos têm a possibilidade de migrar dos produtos que os contêm. Embora existam menos evidências dos danos provocados por alguns dos plastificantes mais recentes, isto pode ser parcialmente atribuído à menor quantidade de pesquisas sobre sua toxicidade. Evitar a exposição desnecessária aos produtos químicos é sempre a opção mais segura, portanto, sempre que possível, deve-se selecionar produtos livres de PVC. Evitar o PVC também significa reduzir o impacto nos trabalhadores, no meio ambiente e na comunidade causados pela fabricação e disposição deste material.

Alternativas às luvas e bolsas para soluções intravenosas (soro fisiológico, etc.) de PVC são provavelmente as mais amplamente disponíveis e econômicas. Com respeito às luvas, as opções mais comuns são o látex e a nitrila. As bolsas de polietileno (HDPE, sigla em inglês) para solução intravenosa são econômicas e efetivas e podem ser recicladas, quando há instalações apropriadas. Estas alternativas podem ser encontradas a preços competitivos em quase todo o mundo.

Cateteres e outros produtos flexíveis sem PVC usualmente são feitos de silicone. Outros materiais alternativos incluem o Acetato de Vinil Etileno (EVA - ethylene vinyl acetate), poliéster, vários elastômeros e certos poliuretanos.

Os cateteres e bolsas de sangue livres de PVC podem ser mais difíceis de encontrar fora da Europa e Estados Unidos. Nessas regiões há alternativas para todos os produtos, exceto para um, bolsas para glóbulos vermelhos concentrados. As bolsas livres de PVC são tecnicamente competitivas com as bolsas de PVC. Os cateteres livres de PVC ou livres de DEHP estão disponíveis no mercado para a maioria das aplicações médicas.

Além dos insumos médico-hospitalares, os produtos para a construção e para mobiliários livres de PVC estão amplamente disponíveis no mercado, geralmente a preços competitivos. As cortinas de chuveiro e capas para colchões, livres de PVC constituem um exemplo simples disso. Os materiais para a construção, para mobiliários e móveis representam aproximadamente 75% de todos os usos de PVC.

SSD compilou listas de alternativas ao PVC e ao DEHP para produtos médicos e outros produtos na Europa e Estados Unidos. Por causa da preocupação específica quanto ao risco para os recém-nascidos se elaborou uma lista especial de produtos livres de PVC e DEHP para as unidades de terapia intensiva neonatal.

Os fabricantes podem nos informar sobre novos produtos enviando um email.