Sete estratégias básicas para enfrentar a mudança climática

O setor saúde pode empregar sete estratégias básicas para deixar de prejudicar o clima, economizar recursos e gerar importantes benefícios sanitários, econômicos e sociais. Algumas dessas estratégias podem ser implementadas através de mudanças nas políticas e práticas de compras.

  • Eficiência energética: reduzir o consumo de energia e os custos através de medidas de eficiência e conservação.
  • Resíduos: reduzir, reutilizar e reciclar; fazer a compostagem dos resíduos orgânicos; empregar alternativas à incineração para os resíduos que requerem tratamento especial.
  • Alimentos: fornecer alimentos produzidos de modo sustentável ao pessoal e aos pacientes.
  • Transporte: encorajar as pessoas a ir caminhando ou de bicicleta ao estabelecimento; promover o uso do transporte público entre os servidores, os pacientes e a comunidade; usar combustíveis alternativos para a frota de veículos do hospital; alocar os equipamentos de saúde, visando minimizar as necessidades de transporte do pessoal e dos pacientes.
  • Água: conservar a água; evitar a água engarrafada quando houver alternativa segura.
  • Projeto de edifícios ecológicos: construir hospitais coerentes com as condições climáticas locais e planejados para requerer menos energia e recursos.
  • Geração de energia alternativa: produzir e/ou consumir energia limpa e renovável para garantir uma operação confiável e adaptável.

Os estabelecimentos de saúde de todo o mundo já estão tomando medidas, nessas e em outras áreas, para reduzir sua pegada de carbono. Alguns exemplos que ilustram as sete estratégias básicas podem ser encontrados no relatório (disponível em inglês) elaborado conjuntamente pela OMS e SSD: Healthy Hospitals, Healthy Planet, Healthy People (pdf).