Transporte

O problema

O transporte é uma fonte importante de poluição do ar em todo o mundo, causando impactos significativos à saúde, especialmente nas áreas urbanas. A exposição ao monóxido de carbono, dióxido de enxofre e dióxido de nitrogênio pode causar doenças respiratórias e alterar os sistemas de defesa dos pulmões.

A assistência à saúde, com suas frotas de ambulâncias, veículos hospitalares, veículos para entregas e meios de transporte para pacientes e funcionários, envolve o uso intensivo de transporte. Os impactos do setor saúde na poluição do ar se concentram no entorno das instalações hospitalares de grande porte.

A transição para tecnologias híbridas, veículos totalmente elétricos e combustíveis alternativos, como o gás natural comprimido e alguns biocombustíveis, permite reduzir as emissões das frotas de veículos tais como ambulâncias e caminhonetes. Encorajar os funcionários e os pacientes a se deslocarem de bicicleta, por meio do transporte público ou de caronas solidárias também pode ajudar a reduzir as emissões de poluição do ar relacionadas aos serviços de saúde.