Substâncias químicas

O problema

Por que as Substâncias Químicas São um Problema para a Saúde?

Na vida cotidiana, a habitual exposição a substâncias químicas tóxicas tem se convertido, cada vez mais, em uma preocupação para a saúde. Infelizmente, muitos dos produtos utilizados na assistência à saúde contribuem para gerar exposições perigosas. Entre eles destacan-se os produtos de limpeza e desinfetantes, os os insumos clínicos contendo ftalatos, os diversos objetos que contém retardantes de fogo, o formaldeído usado nos serviços de anatomia e também presente nos móveis, e os solventes usados nos laboratórios, entre outros.

Cada vez mais pesquisas científicas elevam o nível de preocupação acerca dos efeitos na saúde causados pela exposição crônica às substâncias químicas. Atualmente sabe-se que:

  • Certas substâncias químicas, ainda que em pequenas doses, podem provocar doenças ao interferir com o desenvolvimento sexual, alterar o sistema hormonal e causar câncer.
  • As crianças e os bebês no ventre materno são especialmente vulneráveis.
  • No leite materno e no sangue do cordão umbilical entre o feto e a mãe podem ser encontrados centenas de produtos químicos sintéticos.
  • No organismo humano, as substâncias químicas podem comportar-se como substâncias ativas, perturbando os sistemas, mesmo que a baixos níveis de exposição e, potencialmente, causando ainda maior dano quando combinados.

Doenças Relacionadas às Substâncias Químicas

Nas sociedades industrializadas, o aumento do uso de substâncias químicas foi acompanhado pelo aumento das doenças a elas relacionadas, entre as quais inclui-se câncer, asma, defeitos congênitos, deficiências geradas durante o desenvolvimento, autismo, endometriose e infertilidade.

É cada vez maior a evidência científica que vincula parcialmente a incidência destas doenças com a exposição à substâncias tóxicas.

Por que Necessitamos de Novas Políticas sobre Substâncias Químicas?

Resolver o problema das substâncias químicas de modo individual, produto por produto, demonstrou ser insuficiente. Muitos programas de compras que priorizam o meio ambiente e campanhas ambientais definem certas substâncias químicas como causa de preocupação e buscam sua redução. Porém, as substâncias perigosas seguem existindo no mercado pelos seguintes motivos:

  • Os fabricantes mudam o uso de uma substância química sobre a qual se chama atenção, substituindo-a por outra não experimentada nem catalogada, que não resulta ser necessariamente preferível;
  • A abordagem individual, produto por produto, é muito cara e lenta; e
  • Quando o governo não exige que os fabricantes realizem testes de toxicidade, o ônus de financiar os testes e o monitoramento ambiental das substâncias químicas que existem no mercado recai sobre os cidadãos, o que retarda ainda mais a mudança.

A Transformação da Economia em Torno dos Produtos Químicos

As instituições de saúde têm especial responsabilidade ética de usar substâncias químicas que representem menor risco para a saúde humana. Uma quantidade cada vez maior de hospitais opta por priorizar a segurança para não ter que se lamentar depois, eliminando substâncias químicas suspeitas de serem perigosas e adotando alternativas mais seguras. Afinal de contas, os benefícios desta abordagem incluem menores custos de disposição, menor responsabilidade civil e melhor saúde para os funcionários.

À medida que as instituições de saúde e outros setores importantes enfrentam esses problemas, as indústrias líderes compreendem a importância que reveste esta questão.

 

Substâncias químicas presentes no setor do cuidado da saúde

Nas instituições do cuidado da saúde, assim como em outras instituições utiliza-se um surpreendente número de materiais altamente tóxicos. Estes materiais produzem efeitos adversos nos pacientes, trabalhadores e na população em geral.

Muitos destes tóxicos estão definidos e regulados por leis nacionais, estaduais ou locais. Outros são usados diariamente sem contar com nenhum tipo de regulação. Entre eles podem ser encontrados compostos carcinógenos, materiais corrosivos, irritantes ou que emitem outros tóxicos ao ambiente, no transcurso de sua produção, uso, armazenamento, transporte ou disposição.

Através das seguintes seções você poderá ter acesso a mais informação sobre alguns dos tóxicos presentes no setor do cuidado da saúde: