Plásticos no setor saúde: medidas para combater a poluição

Na ocasião do 50º Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado em 5 de junho de 2023, que teve como tema “Soluções para a poluição plástica”, Saúde sem Dano organizou uma biblioteca de recursos sobre plásticos no setor saúde. 

Os plásticos têm efeitos adversos de grande impacto na saúde humana e no meio ambiente ao longo do seu ciclo de vida. Ao passo que o consumo de plásticos pelo setor saúde contribui significativamente para essa questão global urgente, é necessário reduzir o consumo de plásticos, principalmente os de uso único, e garantir que o que é utilizado seja descartado de forma segura e sustentável. Através da sua transformação e influência, o setor saúde pode conduzir outros setores e a sociedade para um futuro mais sustentável, impulsionando mudanças significativas na redução do uso de plástico. 

A biblioteca está disponível neste link e contém materiais que fornecem insights, orientações práticas e ferramentas para apoiar e orientar profissionais a tomar decisões informadas e implementar práticas mais sustentáveis e menos tóxicas nas instituições de saúde 

A Saúde sem Dano e seus parceiros vêm atuando por meio de diferentes ações para abordar o impacto do uso de plástico no setor junto aos sistemas e profissionais de saúde. Para saber mais sobre as iniciativas da Saúde sem Dano no combate à poluição plástica no setor de saúde, visite nossa seção Plásticos e Saúde.