III Seminário Hospitais Saudáveis - SHS 2010

São Paulo (25 de octubro de 2010) — O Centro de Vigilância Sanitária (CVS) da Coordenadoria de Controle de Doenças da Secretaria da Saúde do Estado de São Paulo, em parceria com a Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), a Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina (SPDM) e a organização não governamental Saúde Sem Dano, cumprindo sua função de promover o debate, o aprimoramento profissional e institucional e o enriquecimento técnico-científico, têm a satisfação de convidá-lo a participar do “III Seminário Hospitais Saudáveis – SHS 2010”.

Promoção:

Centro de Vigilância Sanitária da Secretaria da Saúde do Estado de São Paulo

Organização

Universidade Federal de São Paulo – UNIFESP, Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina – SPDM, Organização Saúde Sem Dano – SSD (Health Care Without Harm - HCWH) e Centro de Vigilância Sanitária – CVS/CCD/SES SP

Em sua terceira edição, o evento deste ano terá como tema central: “O profissional de saúde comprometido com a segurança e a sustentabilidade da assistência”.

O propósito deste seminário é contribuir para o desenvolvimento de conhecimentos científicos, bem como divulgar de experiências e práticas bem sucedidas desenvolvidas por estabelecimentos de saúde. Será uma valiosa oportunidade para a troca de conhecimentos relacionados à proteção do meio ambiente, prevenção de eventos adversos a pacientes e trabalhadores, gerenciamento de riscos e de projetos socioambientais.

Durante os dias 11 e 12 de novembro, haverá apresentações de mais de vinte convidados brasileiros e estrangeiros que debaterão temas relevantes e atuais como riscos químicos e biológicos para os trabalhadores da saúde, gestão de resíduos e efluentes, edifícios verdes, impactos ambientais e sustentabilidade na assistência à saúde. Serão seis mesas redondas e uma conferência, compostas por especialistas renomados, abordando aspectos científicos, conceituais, legais e políticos, seguidos de relatos de experiências práticas em serviços de saúde. Todas as mesas incluirão debates com participação do público composto por cerca de 400 gestores, pesquisadores e profissionais de saúde de diversas regiões do Brasil.

Dentre os palestrantes internacionais, está confirmada a presença da Enfermeira Susan Wilburn, Diretora Técnica de Saúde Ambiental e Ocupacional da Organização Mundial da Saúde, Genebra - Suíça, que irá proferir conferência sobre “A enfermagem e o meio ambiente, riscos ocupacionais e ambientais para os profissionais de saúde e a comunidade”. Também estão confirmadas a Dra. June Fisher, da Universidade da California - EUA, que participará de mesa redonda palestrando sobre dispositivos de segurança na prevenção de acidentes com perfurocortantes e a Arquiteta Alicia Preide, da AADAIH - Associação Argentina de Arquitetura e Engenharia Hospitalar, Buenos Aires - Argentina, palestrando em mesa redonda sobre edifícios hospitalares verdes e sustentáveis. Em breve será divulgada a programação completa do seminário.

Assim como nos anos anteriores, o SHS 2010 contará com a cerimônia de entrega do prêmio “Amigo do Meio Ambiente”, uma iniciativa da Assessoria de Comunicação Social da Secretaria da Saúde do Estado de São Paulo que visa reconhecer o esforço de serviços de saúde que desenvolvem projetos ambientais no âmbito do Sistema Único de Saúde SUS-SP. Hospitais e outras instituições ligadas à Secretaria de Estado da Saúde, interessados em participar do prêmio “Amigo do Meio Ambiente” devem procurar a Assessoria de Marketing do Gabinete da SES SP pelo telefone (11) 3066-8396 com o jornalista Denis.
A Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Federal de São Paulo – UNIFESP fornecerá certificados de participação registrados a todos que participarem dos dois dias do evento.

Mais informações sobre o SHS-2010 podem ser obtidas no site do CVS: http://www.cvs.saude.sp.gov.br, pelo e-mail resíduos@cvs.saude.sp.gov.br ou pelo telefone (11) 30654800, com Arq. Vital Ribeiro ou Enf. Solange.

Data

11 e 12 de novembro de 2010, das 8:30 às 18:00 horas

Local

Centro de Convenções do Instituto de Ensino e Pesquisa do Hospital Sírio-Libanês (IEP) Rua Nicolau dos Santos, 69 - Bela Vista CEP 01308-010.

Objetivos

Promover o interesse e o envolvimento de hospitais e demais organizações de saúde com iniciativas de proteção ou preservação ambiental, responsabilidade social, saúde e segurança dos trabalhadores e pacientes, tendo como base a divulgação de iniciativas bem sucedidas e o debate sobre questões relevantes integrando abordagens científicas e práticas.

Publico Alvo

Profissionais do setor de assistência à saúde e de vigilância sanitária, gestores públicos, organizações ambientais, pesquisadores, acadêmicos e demais profissionais com interesse no assunto. Número de vagas: 400.

Inscrições

Inscrições gratuitas. As solicitações de inscrição deverão ser feitas a partir de 18/10/2010, exclusivamente mediante cadastro prévio no site:http://www.cvs.saude.sp.gov.br/form_inscr.asp?ev_codigo=31 . Devido ao número de vagas limitado a 400, os interessados cadastrados receberão a confirmação da inscrição através de e-mail informado no cadastro. Solicitamos informar em caso de desistência (residuos@cvs.saude.sp.gov.br).

Tradução simultânea

Haverá serviço de intérpretes para as palestras em Inglês.

Alimentação

Serão oferecidos lanches nos intervalos e no almoço.

Acesso

Localizado a cerca de 600 metros do Metrô Trianon MASP, travessa da Av. Nove de Julho. Existem opções de estacionamento (por conta dos participantes) nas proximidades.

Hospedagem

As despesas de hospedagem e transporte correrão por conta dos interessados. Caso haja interesse, uma relação de hotéis nas proximidades poderá ser solicitada pelo e-mail: residuos@cvs.saude.sp.gov.br.

Mais informações

Dúvidas sobre o SHS-2010 podem ser encaminhadas pelo e-mail resíduos@cvs.saude.sp.gov.br ou pelo telefone (11) 30654800 , com Arq. Vital Ribeiro ou Enf. Solange.