III Seminário "Assistência à Saúde Livre de Mercúrio" do Rio de Janeiro

Rio de Janeiro (11 de abril de 2012) — No Brasil, a organização Projeto Hospitais Saudáveis (PHS), formada em 2010, vem buscando contribuir para a promoção da saúde pública e o desenvolvimento sustentável do setor de cuidado à saúde, para que este se transforme em exemplo para a sociedade no que diz respeito à proteção do meio ambiente, da saúde do trabalhador, do paciente e da população em geral, sem prejuízo da qualidade da assistência.

Justificativa: O mercúrio é um metal pesado, tóxico, persistente no meio ambiente, capaz de se disseminar globalmente por diversas vias de contaminação. A Organização Mundial da Saúde (OMS) e a organização não governamental Saúde Sem Dano (SSD) estão desenvolvendo uma Iniciativa Global cujo objetivo é atingir a eliminação dos dispositivos à base de mercúrio do setor saúde e a sua substituição por alternativas precisas, seguras e economicamente viáveis.

O evento faz parte de um esforço entre as instituições parceiras para sensibilizar e preparar o setor saúde para responder ao desafio global do banimento do mercúrio.

Objetivos: Promover a assistência à saúde sem mercúrio no Brasil, contribuindo para aumentar a consciência dos profissionais do setor para os perigos relacionados à exposição ao mercúrio e ao metilmercúrio. Discutir os problemas operacionais da substituição do mercúrio, fornecendo informações sobre alternativas; capacitando os trabalhadores e gestores para a substituição. Mobilizar as organizações de saúde para que conduzam à substituição dos dispositivos e produtos que contém mercúrio por alternativas confiáveis e acessíveis. Divulgar e debater experiências bem sucedidas de substituição destes dispositivos em serviços de saúde. Formar e consolidar redes de colaboração e intercâmbio entre profissionais e instituições de saúde, fomentando o debate e a disseminação de conhecimentos sobre saúde ambiental e sustentabilidade no setor de assistência à saúde, à luz do conhecimento e do trabalho de organizações como SSD e PHS.

Público-alvo: Profissionais do setor de diagnóstico e assistência à saúde, da vigilância sanitária, laboratórios, gestores públicos, legisladores, organizações ambientalistas, pesquisadores, acadêmicos e demais profissionais com interesse no assunto.

Data e Horário: 11/04/2012, quarta-feira, de 8:00 às 17:00 horas

Local: Auditório do Centro de Estudos do Hospital Federal de Ipanema

Rua Antonio Parreiras, 67 – Ipanema - Rio de Janeiro - RJ

Promoção e Organização: Grupo de Benchmarking Hospitais Saudáveis no RJ,Saúde sem Dano & Projeto Hospitais Saudáveis

www.hospitaissaudaveis.org

Programação:

Manhã

8h00 Recepção e entrega de material. Inscrições caso ainda haja disponibilidade de vagas.

8h30-9h00 Mesa de Abertura:

Dra Celene Bezerra – Diretora Geral – Hospital Federal de Ipanema

Cristiane Rapparini – Coordenação Riscobiologico.org e PHS

9h00-10h00 Palestra 01: Efeitos do Mercúrio na Saúde - Heloísa Pacheco Ferreira Neurotoxicologista do Instituto de Estudos em Saúde Coletiva – IESC – UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro)

10h00-11h00 Palestra 02: Atuação da Organização Saúde sem Dano no Mundo: Parcerias e Iniciativas Internacionais - Verónica Odriozola (Saúde sem Dano e PHS)

11h00-11h30 Palestra 03: Confiabilidade dos esfigmomanômetros e termômetros clínicos sem mercúrio - Ronaldo Nunes de Azeredo (INMETRO)

11h30-12h00 Palestra 04: Implementação e viabilidade econômica da substituição dos aparelhos com mercúrio em um hospital privado - Carlos Eduardo Lima (Hospital São Luiz – SP)

12h00 - Almoço

Tarde

Mesa de debate: Coordenação: Carla Assad – Comlurb - RJ

13h00-13h30 Palestra 05: Gerenciamento de resíduos em unidade hospitalar de grande emergência no Município do Rio de Janeiro – Luciana Ferreira Santiago (HMSA – RJ)

13h30-14h00 Palestra 06: Gerenciamento de resíduos químicos no Instituto Nacional do Câncer - Lucia Dantas (HC1)

14h00-14h30 Palestra 07: Alternativas de substituição e descarte de produtos contendo mercúrio - Noil Cussiol (CDTN e PHS)

Apresentação de experiências: Coordenação: Irene Haddad (HFSE e PHS)

15h00-15h20 Apresentação de experiência: Substituição dos aparelhos com mercúrio em um hospital privado. Odalia Barros (Clínica Perinatal Laranjeiras)

15h20-15h40 Apresentação de experiência: Substituição dos aparelhos com mercúrio em um Instituto. Robson Monteiro (Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia)

15h40-16h10 – Apresentação de experiência: Substituição dos aparelhos com mercúrio em um Hospital Federal. Rita Garcia (Hospital Federal da Lagoa)

16h10-16h40 - Projeto Hospitais Saudáveis no RJ - Irene Haddad (HFSE e PHS)

17h00 - Encerramento