I Seminário Assistência à Saúde Livre de Mercúrio no Paraná

Brasil (20 de abril de 2012) — O Projeto Hospitais Saudáveis (PHS) e Saúde Sem Dano (SSD), em parceria com o Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e o Escritório Verde da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) irão realizar o I Seminário Assistência à Saúde Livre de Mercúrio no Paraná, em Curitiba, no próximo dia 24 de abril.

Trata-se de uma iniciativa inserida no esforço global que visa mobilizar o setor saúde no sentido descontinuar o uso dos dispositivos contendo mercúrio, tais como termômetros e esfigmomanômetros.

Os seminários “Assistência à Saúde Livre de Mercúrio” que este ano estão sendo realizados nas cidades do Rio de Janeiro, Uberlândia, Curitiba e Salvador, contam com diversos parceiros nacionais e o apoio da agência de proteção ao meio ambiente norte americana US EPA. Cabe destacar que esta iniciativa é parte do convênio entre a organização internacional Saúde Sem Dano (http://www.noharm.org/saude_sem_dano/) e a Organização Mundial da Saúde que visa promover a assistência à saúde sem mercúrio em todo o mundo (http://www.mercuryfreehealthcare.org/).

O mercúrio é um contaminante ambiental de importância global, tanto pela toxicidade quanto pela persistência no meio ambiente e pelo potencial de bio-oacumulação na cadeia alimentar.

Organizações de todo o mundo discutem essas questões no âmbito do Comitê Intergovernamental de Negociação (INC) promovido pela ONU, cuja próxima reunião será em junho, no Uruguai. O Brasil participa deste processo, discutindo politicas nacionais para redução das várias fontes antrópicas de mercúrio. Nesse contexto, o setor saúde brasileiro tem a oportunidade e a responsabilidade de dar o exemplo para toda a sociedade, mostrando que faz a sua parte.

A substituição dos dispositivos médico-hospitalares por alternativas sem mercúrio protege o trabalhador, o paciente e o meio ambiente, sem prejuízo da qualidade da assistência e sem custos adicionais. Muitos hospitais e demais estabelecimentos de saúde estão fazendo sua parte. Venha compartilhar informações, conhecer mais sobre os riscos do uso do mercúrio na saúde e discutir sobre formas simples e viáveis de fazer a substituição.