Edifícios Verdes

O problema

Durante todo seu ciclo de vida, os materiais de construção podem liberar substâncias químicas tóxicas, ameaçando a saúde dos moradores e da comunidade, nos lugares onde se fabricam os materiais, se utilizam e também onde são jogados fora. A preocupação quanto ao impacto na saúde produzido pelos edifícios é consistente com o valor essencial dos profissionais da saúde — primeiro não prejudicar.

Imagine se os centros de tratamento de câncer fossem construídos sem materiais que provoquem câncer; se as clínicas pediátricas fossem construídas sem empregar materiais que desencadeiem asma; se os hospitais oferecessem alimentos saudáveis...

O que se havia imaginado está se tornando realidade à medida que algumas instituições de saúde do mundo estão construindo hospitais saudáveis. O Guia Verde para a Assistência à Saúde (disponível somente em inglês) é um importante recurso que está sendo empregando na construção de hospitais saudáveis para as pessoas e para o ambiente.

Um ponto importante no desenho e na construção de um edifício saudável é a utilização de materiais saudáveis, incluindo aqueles materiais sem PVC, som formaldeído e sem ou com a menor quantidade possível de compostos orgânicos voláteis (COV). Os materiais saudáveis são aqueles que são fáceis e seguros para reutilizar, são recicláveis ou biodegradáveis.

São numerosos os benefícios da implementação de edifícios verdes nas instituições da saúde. Uma abordagem integrada pode, entre outras coisas, reduzir os custos no consumo de eletricidade: a luz natural e uma qualidade de ar interior saudável podem melhorar a produtividade, manter o pessoal e melhorar os resultados com os pacientes; uma seleção cuidadosa dos materiais para acabamentos de interiores pode reduzir o trabalho na limpeza e os custos de manutenção.

Saúde sem Dano, junto com a Rede de Edifícios Saudáveis, está colaborando com os sistemas do cuidado da saúde para promover o uso de materiais, desenhos, práticas de construção e funcionamento mais saudáveis, como forma de melhorar a saúde pública e contribuir com a proteção do ambiente. Maiores informações sobre este tema, em inglês.