Desafio a Saúde pelo Clima

  • América Latina: Português

 

O Desafio a Saúde pelo Clima é uma campanha internacional coordenada pela Rede Global Hospitais Verdes e Saudáveis, que visa mobilizar organizações de saúde ao redor do mundo a tomar medidas concretas contra as mudanças do clima e em defesa da saúde pública ambiental.

 

Faça parte do Desafio a Saúde pelo clima

 

Mudanças do Clima e o Setor Saúde

As mudanças do clima afetarão diretamente a capacidade dos sistemas de saúde de desenvolver suas atividades, não apenas pelos efeitos de desastres naturais mais frequentes, como principalmente pela redução ao acesso a recursos essenciais como água ou energia e pelo impacto de crises sistêmicas de ordem econômica e social.

Esse alerta é feito por diversas pesquisas científicas e pelos principais órgãos internacionais, como a Organização Mundial da Saúde, o Painel Intergovernamental para Mudanças Climáticas (IPCC, na sigla em inglês) e a Comissão para Mudanças Climáticas e Saúde da The Lancet que estudam os efeitos deletérios das mudanças do clima na saúde pública.

Torna-se imperativo, portanto, que as organizações de saúde participem ativamente, não apenas dos esforços de adaptação, como são geralmente chamadas as ações em resposta à eventos climáticos extremos e ao aumento da carga de doenças. Cabe também às organizações de saúde assumirem posição de liderança nas medidas de mitigação contribuindo com sua parcela na redução nas emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE) para o combate ao aquecimento global.

 

Mudanças do Clima e o posicionamento do PHS

Atuando de acordo com sua missão, o Projeto Hospitais Saudáveis (PHS) se insere como ator indutor de mudanças nesse sentido, conclamando as organizações de saúde a refletir sobre seu papel na mitigação das mudanças do clima e na construção de sistemas de saúde mais resilientes, contribuindo para um setor saúde socialmente responsável, seguro e sustentável.

O desafio é enorme. É preciso inovar em produtos e processos, com a indispensável contribuição de governos, usuários e, principalmente, fornecedores que compõem o complexo produtivo da assistência. Os profissionais e as organizações de saúde podem – e devem – assumir papel destacado, inspirando pelo exemplo a construção de uma economia de baixo carbono, aplicando práticas inovadoras nas próprias unidades de saúde enquanto lideram o debate acerca dos principais temas da saúde ambiental.

Acreditando nesse potencial, o PHS segue promovendo o debate técnico no tema “Mudanças do Clima”, enquanto mobiliza e conscientiza os profissionais e dirigentes do setor saúde para questões que dizem respeito à sustentabilidade das organizações de saúde e ao futuro que queremos para nosso planeta.

 

O Desafio a Saúde pelo Clima

O “Desafio a Saúde pelo clima” tem como objetivo reunir organizações de saúde ao redor do mundo e encoraja-las a tomar medidas concretas para minimizar e evitar os efeitos das mudanças do clima e em defesa da saúde pública ambiental.

Organizações de saúde podem, e devem manifestar-se frente às mudanças do clima, cobrando posições dos governos. O Desafio oferece às organizações participantes ferramentas para mensurar, controlar e monitorar suas emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE), bem como guias de apoio, seminários técnicos e prêmios para reconhecimento dos avanços alcançados.

Lançado em abril de 2015 pela Rede Global Hospitais Verdes e Saudáveis, o “Desafio a Saúde pelo Clima” contou com apoio inicial de nove organizações de saúde de destaque mundial, dentre elas o Sistema Nacional de Saúde Britânico (NHS), a rede norte americana Kaiser Permanente e os hospitais brasileiros Albert Einstein e Sírio Libanês.

 

Objetivos do Desafio

Dentre os principais objetivos do Desafio está a atuação com base em ações de mitigação dos impactos da mudança do clima, visando reduzir as emissões de gases de efeito estufa. Também é um dos objetivos fazer com que as instituições se antecipem e se preparem para possíveis eventos climáticos extremos e as consequências que estes possam trazer ao setor saúde. Atuar com liderança ao educar as equipes e o público também é uma forma de promover e fomentar boas práticas para suas partes interessadas.

 

Faça parte do Desafio a Saúde pelo Clima