2015 | VIII Seminário Hospitais Saudáveis

  • América Latina: Português

 

Em 01 e 02 de setembro de 2015, realizou-se a oitava edição do Seminário Hospitais Saudáveis (SHS), no Instituto de Ensino e Pesquisa do Hospital Sírio Libanês, em São Paulo.

O SHS 2015 teve como tema “O desafio do setor saúde frente às mudanças climáticas”, questão crucial para a segurança e a qualidade de vida de toda a humanidade e que, de forma muito particular, representa séria ameaça à sustentabilidade do próprio setor saúde. Evidências científicas demonstram que este fenômeno já afeta dramaticamente a saúde pública em todo o mundo e que seus efeitos deletérios serão significativamente potencializados a médio e longo prazo.

Em vista da relevância do tema, o PHS lançou durante o SHS 2015 a primeira edição do Guia para Inventários de Emissões de Gases de Efeito Estufa em Organizações de Saúde, ferramenta que visa facilitar às organizações de saúde brasileiras a participação na campanha global "Desafio 2020 - A Saúde pelo Clima". Paralelamente, o SHS segue promovendo a difusão de conhecimentos e o debate de questões correlacionadas ao aquecimento global e outras crises ambientais da atualidade, questões e que dizem respeito diretamente à diversos aspectos da gestão ambiental nos serviços de saúde, como água, energia, resíduos sólidos e consumo de insumos e tecnologias.

Acreditamos que esses esforços contribuem para melhorar nossos sistemas de saúde em três frentes fundamentais: maior resiliência, para resistir aos impactos da mudança do clima; mais eficientes em emissões de gases de efeito estufa, contribuindo para combater a causa da mudança do clima, e; mais consciente e capaz de mobilizar profissionais e dirigentes do setor saúde para a construção do futuro que queremos para nosso planeta.

Desde já convidamos à todos a participar da próxima edição do SHS

SHS 2016, nos dias 14 e 15 de setembro em São Paulo - RESERVE ESTA DATA

Os links abaixo dão acesso à todo o material apresentados no SHS 2015, incluindo as 15 apresentações realizadas durante as cinco mesas redondas e as apresentações das duas conferências. Também podem ser baixados a Ata do II Fórum de Vigilância Sanitária de Resíduos de Serviços de Saúde, os 35 trabalhos apresentados na Sessão de pôsteres, assim como os 15 projetos ganhadores do Prêmio Amigo do Meio Ambiente. Aproveite para conhecer mais, ou relembrar o SHS 2015 com a galeria de fotos.