Seminário Hospitais Saudáveis 2022 - 29 de outubro a 1 de dezembro

  • América Latina: Português

Seminário Hospitais Saudáveis 2022 unirá os temas de clima, energia, compras sustentáveis e gestão de RSS para apresentar reflexões e cases de experiências que são referências e inspiram a atuação do setor saúde prol da resiliência climática. O seminário contará também com a cerimônia de entrega do Prêmio Amigo do Meio Ambiente 2022.

No primeiro dia, a agenda de Clima parte de uma contextualização da COP 27 e seu programa de saúde para identificar o potencial do setor em responder aos desafios que se apresentam e escalar ações e soluções já identificadas. Apresentaremos metodologias e ferramentas desenvolvidas para o setor saúde medir e calcular seus impactos na redução das emissões de GEE, além de casos práticos de hospitais e unidades de saúde da América Latina e Brasil.
 
No segundo dia, a agenda de Energia tratará da carbonização da matriz energética nacional e suas consequências para o setor saúde, visto que este processo distancia os serviços de saúde de seus compromissos de redução de emissões, aumenta os gastos com energia e aumenta a procura por cuidados devido a doenças respiratórias e a outros diversos impactos das termoelétricas. Abriremos um espaço para discutir a biodigestão como uma solução integrada nas áreas de energia, resíduos e emissões.
 
Na tarde do segundo dia será realizado o IX Fórum de Resíduos de Serviços de Saúde, que nesta edição debaterá as metas relacionadas aos RSS que estão contempladas no Plano Nacional de Resíduos Sólidos (PLANARES) e apresentará a importância da redução de resíduos e da transição para um modelo circular e de baixo carbono para a mitigação climática.
 
O último dia de evento contará com a Sessão de Pôsteres sobre temas da Agenda Global Hospitais Verdes e Saudáveis e com a agenda de Compras Sustentáveis demonstrará como programas de compras sustentáveis podem contribuir com as metas estratégicas das organizações de saúde e com a descarbonização do setor, devido ao seu poder de compra e influência sobre cadeias de abastecimento. Apresentaremos estudos de caso brasileiros que exemplificarão as discussões trazidas na programação e o potencial de diminuição do impacto das operações por meio das decisões de compras.
 
Venha participar e construir o debate sobre a resiliência climática do saúde brasileiro!
 

Acompanhe transmissão ao vivo pelo canal do PHS no YouTube: www.youtube.com/c/HospitaisSaudáveis