Saúde sem Dano e a Rede Global de Hospitais Verdes e Saudáveis participam da Consulta Regional Panamericana sobre Saúde e Mudanças Climáticas

  • América Latina: Português

Nos dias 17 e 18 de maio de 2021, foi realizada a Consulta Regional Panamericana de Saúde e Mudanças Climáticas, convocada pela Organização Mundial da Saúde (OMS), pela Organização Panamericana da Saúde (OPAS) e pela Aliança Global para o Clima e a Saúde (GCHA).   

O encontro faz parte de uma série de consultas regionais que ocorrerão em preparação para a COP 26. Saúde sem Dano, como membro do grupo de trabalho da OMS com a sociedade civil para a ação climática e de saúde, participou ativamente da elaboração e desenvolvimento da Consulta para a Região das Américas.    

Durante o primeiro dia, foi apresentado o estudo de caso do Hospital San Rafael de Pasto, na Colômbia – membro da Rede Global de Hospitais Verdes e Saudáveis – um dos cinco casos selecionados pela OMS por meio de chamamento público realizado por ocasião da preparação para as consultas regionais, com o objetivo de relatar as melhores práticas de ação climática e do setor saúde.    

No evento, o engenheiro Jorge Darío Duque, gerente ambiental do hospital, apresentou a experiência no cálculo da pegada de carbono de sua instituição utilizando a ferramenta desenvolvida por Saúde sem Dano. Além disso, ele explicou como o hospital tem progredido na redução de suas emissões a partir da implementação de uma série de projetos inovadores, como a construção de uma área de secagem de roupas de emissão zero que trabalha com arquitetura solar passiva.    

Durante o segundo dia, a Saúde sem Dano, a GCHA e a Federação Internacional das Associações Estudantis de Medicina (IFMSA) organizaram três oficinas paralelas. A sessão "Cuidados de saúde climáticos: perspectivas regionais para um setor de saúde de emissão zero e resiliente ao clima", organizada pela Saúde sem Dano, apresentou os principais achados do Roteiro Global para a Descarbonização do Setor Saúde, cujo evento de lançamento regional será realizado em 23 de junho de 2021.    

Em seguida, representantes do Ministério da Saúde e Proteção Social da Colômbia, do Serviço de Saúde Valdivia do Chile e da organização Projeto Hospitais Saudáveis (parceiro estratégico da Saúde sem Danos no Brasil) compartilharam suas perspectivas para a implementação do Roteiro nos níveis nacional, subnacional e institucional, respectivamente. Por fim, o coordenador do Centro Regional de Colaboração da UNFCCC, Carlos Ruiz Garvia, fez um discurso de encerramento sobre os desafios e prioridades da região no campo das mudanças climáticas e da saúde, especialmente tendo em vista a COP26.    

A Saúde sem Dano continuará a trabalhar com a OMS e seus escritórios regionais para impulsionar ações climáticas ambiciosas em saúde e mobilizar todos os stakeholders do setor para alcançar uma recuperação resiliente e inclusiva de emissões zero. 

Conheça o Projeto Hospitais Saudáveis, nosso parceiro estratégico no Brasil.